As duas principais divindades no Tantrismo são Shiva e Shakti. Shiva é o masculino, representa a consciência universal e o espírito. Shakti é a feminina, símbolo da matéria e da pulsão criadora. O objetivo das práticas tântricas — que incluem técnicas respiratórias, dietas específicas e meditação — é desenvolver a energia da pessoa para unir Shiva a Shakti. Dessa forma, o ser humano tem de ascender através e por meio de seu corpo, e não o rejeitando. Ou seja, a filosofia tântrica não vê o corpo como uma oposição ao espírito, mas sim parte da expressão divina. Por exemplo, a coluna vertebral, no tantrismo, é o caminho pelo qual a energia Kundalini — a energia que se instala no corpo humano no momento do nascimento - irá percorrer, da base da coluna até o cérebro, passando pelos chakras. Essa ascensão da energia é vista como parte da evolução espiritual. A Massagem Tântrica é uma prática que difere da massagem tradicional por incorporar a essência tântrica de Shakti, a energia vital. Esta forma de massagem trabalha a energia sexual, ativando-a e fazendo-a percorrer por todo o corpo através de estímulos sutis, passando por todos os chakras a fim de renovar e realinhar a energia, alcançando um estado único de prazer e removendo bloqueios, sejam eles físicos, mentais, emocionais, sexuais ou mesmo psicossomáticas. Mesmo trabalhando com a energia sexual, onde o terapeuta usa as pontas dos dedos para os estímulos corporais com objetivo de atingir a liberação de energia através do orgasmo, a Massagem Tântrica nada tem a ver com relação sexual propriamente dita. O Tantra nos ensina que todo o corpo é energia e somos capazes de atingir níveis elevados de prazer com toques e estímulos profundos em diferentes partes do corpo, sem se limitar apenas aos órgãos sexuais.


Você já deve ter ouvido falar em massagem tântrica. Mas, você sabe como e por quais motivos ela é tão benéfica para a sexualidade? A técnica, originária da Índia e com mais de 5.000 anos de existência, é mais que uma massagem convencional. Seu objetivo não é relaxar os músculos e aliviar tensões do dia a dia, mas sim explorar e excitar o sensorial do corpo inteiro, promovendo um novo entendimento do prazer. Embora possa parecer ter um viés erótico, a massagem tântrica não é apenas um momento de estímulo sexual: ela funciona como excelente estratégia terapêutica para o processo de autoconhecimento, ajudando a superar traumas, bloqueios, inibições, disfunções, etc. Saiba como experimentar esse precioso recurso e entenda porque a prática revoluciona o conceito do prazer. Em geral, centramos nossa experiência nas zonas erógenas mais óbvias, atribuindo o ápice da satisfação sexual aos órgãos genitais, já que através deles atingimos o orgasmo. A essência do Tantra propõe expansão e uma revisão desta ideia. Ela entende que o corpo inteiro é um convite ao prazer. Portanto, seu objetivo é provocar novos estímulos, tanto para homens quanto para mulheres, expandindo a compreensão da sexualidade, num verdadeiro processo de conexão com os potenciais inexplorados do corpo.


Diferente de massagens relaxantes tradicionais, a massagem tântrica privilegia toques muito sutis, despertando uma original relação sensorial. Profissionais qualificados, que dominam as técnicas, sabem conduzir as sessões de massagens como legítimas terapias. É importante destacar que, nesses casos, não estamos falando de situações que envolvam o ato sexual. O que o profissional realiza é um ritual de estímulos, que conduzem a uma inédita empatia com o próprio corpo. Entenda da seguinte forma: enquanto o psicólogo pode lhe ajudar no processo de autodescoberta psíquica, o terapeuta tântrico auxilia no autoconhecimento através do corpo, incitando sensações e emoções reprimidas ou desconhecidas. A renovada consciência do corpo resulta em prazer. Imediato, mas também contínuo, uma vez que pontos adormecidos foram ativados. Como o êxtase corporal dá abertura à vivência da sexualidade, é natural que, depois das massagens, homens e mulheres tenham, sozinhos ou com seus parceiros, momentos de intimidade mais prazerosos, plenos e libertos de amarras. Os relatos de quem experimenta a técnica são bem enfáticos nesse sentido: a vida sexual atinge uma qualidade ímpar. O Tantra ajuda muitas pessoas, há milênios, a descobrirem o caminho da libertação pessoal e da sexualidade sagrada.